eventos

Colcha de Retalhos em Barra do Garças

11/5/2013
O espetáculo foi apresentado na pequena cidade de Mato Grosso, divisa com Goiás. Foram duas sessões com muita emoção.


Barra do Garças recebe Colcha de Retalhos
Dias das Mães em Barra do Garças, uma linda cidade em Mato Grosso, de onde se vê o Rio Garças desaguar no Rio Araguaia, num cenário que chega a emocionar. Mas a emoção naquele final de semana ficou por conta de encontros maravilhosos e lindas apresentações do espetáculo Colcha de Retalhos - Alinhavando Histórias pelo Brasil. Tudo começou com uma ideia de João Luiz do Couto, autor da dramaturgia do espetáculo, cuja mãe e parte da família moram em Barra do Garças. Apresentar o Colcha lá, para sua mãe, na véspera do Dia das Mães, era um forte desejo dele. A emoção se justifica: afinal, dona Maria, carinhosamente chamada de dona Maroquinha, foi quem inspirou seu filho com as colchas de retalhos que sempre costurou e com o cenário das histórias que o pai contava enquanto ela costurava.
João Luiz do Couto escreveu este espetáculo com base em sua memória afetiva. E acertou em cheio: a máquina de costura, a colcha de retalhos alinhavada no palco, as músicas, as histórias contadas, tudo leva muitos a lembrar da infância, da mãe, da avó, ou de alguma coisa que lhe toca o coração. Os comentários nesse sentido, após cada espetáculo, são constantes.
Desta vez não foi diferente. As duas sessões realizadas no teatro municipal da cidade marcaram aquele sábado. A primeira contou com o Grupo Feliz Idade, que abriu o espetáculo com o seu coral, trazendo diversas melodias, entre elas a linda Colcha de Retalhos, que também é cantada na peça. A segunda sessão contou professores e público em geral.
No dia seguinte, mais festa. Amigos e familiares não paravam de comentar cada momento do texto, cada canção, cada cena. Percebemos como Colcha de Retalhos causou forte impacto em todos os que a assistiram. Os comentários eram de puro encantamento.
Nossa estadia também foi muito interessante nos dias anteriores, quando fizemos um trabalho de divulgação e fomos muitíssimo bem recebidos por todas as TVs, rádio e jornais da cidade, o que foi feito com o carinhoso apoio da coordenadora do Programa Feliz Idade. Ficamos muito felizes com a nossa passagem por lá e, não restam dúvidas de que Barra do Garças já deixou marcas profundas no espetáculo Colcha de Retalhos.
O objetivo agora é voltar no ano que vem, quando faremos outras apresentações, desta vez em diversas cidades de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará, com o projeto intitulado NO REMANSO DO ARAGUAIA, habilitado pela Lei Rouanet e em fase de captação de recursos.
Até mais, dona Maroquinha!




Galeria de Fotos


 

Para adquirir meus livros, envie uma mensagem por Contatos. Encaminharei por portador ou pelo Correio. As sinopses dos livros estão na página Encontros com a Autora, é só clicar ao lado.

Agenda

abril/2019

8/4/2019
Festival de Lobo a Lobato

Campo Mourão comemora o Dia Nacional do Livro e o dia da Literatura Infantil no Brasil com o evento De Lobo a Lobato. Nada mais oportuno, já que essas datas são comemoradas em abril em função da data de nascimento de Monteiro Lobato. A convite da Fundacam, darei oficinas para professores na ocasião.

19/4/2019
Cia. Hespérides na Hora do Conto na BSP

15h - Delícia contar histórias na Biblioteca São Paulo, principalmente com minha parceira da Companhia Hespérides, Drika Nunes. No repertório de Monteiro Lobato!

26/4/2019
A Quase Morte de Zé Malandro em São Bento do Sapucaí

Zé Malandro é outro espetáculos de bonecos lindo, engraçado e original, montado pela Cia. Mapinguary e que eu tenho a honra de participar.

27/4/2019
A Quase Morte de Zé Malandro em São Bento do Sapucaí

Uma segunda apresentação desse espetáculo delicioso da Cia. Mapinguary na bucólica cidade de São Bento

maio/2019