Vanessa Meriqui
Histórias para encantar
       

eventos

Muita emoção com crianças da AFA, em Foz de Iguaçu

19/8/2013
Projeto "Encontro com a autora", com a realização de duas oficinas sobre como escrever um livro, contou com o apoio de todos da Associação.


Galinda foi só o começo...
Tudo começou com o convite para um encontro com as crianças atendidas pela Associação Fraternidade Aliança, que desenvolve um belíssimo trabalho junto à comunidade do bairro Porto Meira, em Foz de Iguaçu. O convite partiu de Dôra, como é carinhosamente chamada a grande jornalista e voluntária da AFA, que ao ler o livro Galinda, uma mãe muito especial, entrou em contato comigo, adquiriu vários exemplares e ainda propôs uma atividade com as crianças. Eu, que já venho, há algum tempo, colocando em prática o projeto "Encontro com a autora" senti-me honrada com o convite, sem saber que além dessa grande honra, viveria lá em Foz dias de grandes emoções. Para começar, conheci pessoas maravilhosas, tanto da AFA como da convivência mais próxima de Dôra, a quem descobri um carinho imenso e de quem quero ser amiga para sempre.
Já as atividades com as crianças foram um capítulo à parte, pois com elas pude contar histórias, falar do futuro, estimular a imaginação de todos, instigar que pensassem em suas vidas e descobrir talentos incríveis. Também pude dar oficinas em instituições de ensino local, mas sobre isso falo em outra matéria.
O projeto "Encontro com a autora", começa quando eu conto para as crianças uma história de minha autoria, depois como essa história tornou-se um livro e como tornei-me escritora, ressaltando que todos nós podemos fazer isso. Explico também todo o processo da produção de um livro, após o que os estimulo a escrever e desenhar a sua própria história. Como resultado, nos deparamos não só com um material autoral de cada criança, mas sim - e principalmente - com a possibilidade encontrada por cada um deles de falar de si, de seus sonhos e fantasias - a meu ver uma questão fantástica para a auto-estima, o poder de enxergar-se e sentir-se cidadão. O que, infelizmente, muitas crianças em nosso país não têm a menor possibilidade sequer de imaginar. Pois com as crianças da AFA encontrei de tudo: imaginação, talento, alegria, fantasia e sobretudo uma riqueza de material, que certamente poderá nortear muitas outras atividades.
Todos da Associação estiveram muito envolvidos com o projeto e nas duas oficinas realizadas pude contar com toda a direção, coordenação pedagógica e voluntárias, o que garantiu que tudo fosse maravilhosamente bem sucedido.
Voltei para São Paulo com uma sensação maravilhosa de dever cumprido, e agradeço imensamente os que tornaram isso possível, entre eles Filomena, Idalina, Cleuza, Marcia, e toda a equipe, Edna, Conceição... O comprometimento de todos que estiveram comigo foi emocionante, mas principalmente de Dôra, que além de tudo abriu mão de sua rotina para me acompanhar em todas as horas, abriu sua casa para me hospedar e dividiu comigo momentos incríveis. As fotos aqui postadas reportam alguns momentos, mas não chegam perto da emoção que carregarei para sempre em minha lembrança.

Clique aqui e veja a cobertura da Rede Globo do evento


Galeria de Fotos


 

Para adquirir meus livros, envie uma mensagem por Contatos. Encaminharei por portador ou pelo Correio. As sinopses dos livros estão na página Encontros com a Autora, é só clicar ao lado.

Agenda

dezembro/2017

janeiro/2018