Vanessa Meriqui
Histórias para encantar
       

eventos

Oficina de Contação de Histórias no Hospital Sabará

30/11/2013
Durantes dois sábados seguidos, voluntários reuniram-se para trocar experiências sobre a arte de contar histórias


Histórias, fantasia e muita alegria durante a oficina
Nos dias 23 e 30 de novembro, 15 voluntários que já trabalham com as crianças internadas no Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, reuniram-se em torno da arte de contar histórias. A oficina foi ministrada a partir de uma base teórica sobre oralidade, literatura infantil universal, estilos, principais autores, tipos de contos e estruturas, além do módulo prático, onde foram discutidos recursos internos e externos e diversas formas de contar histórias.

O grupo realizou dinâmicas, sempre com o objetivo de estimular criatividade e despertar para as técnicas narrativas, além de trocar experiências no trabalho em diversas áreas do hospital. Discutir o contador de histórias que cada um pode ser, descobrir histórias e repertórios para cada caso, incluir adereços, fantoches, fantasias ou apenas utilizar livros ou oralidade tornaram os exercícios interessantes e vitais para que os momentos dedicados às crianças sejam cada vez mais ricos. Ao final, um mini-sarau, onde não faltaram histórias, causos, contos e muita emoção.

Foi uma experiência maravilhosa, pois como voluntária também do Hospital Sabará, eu tentei trabalhar as necessidades de cada um do grupo, assim como as demandas do hospital. Encantada, conheci pessoas dispostas a doar-se e a dedicar-se à delicada tarefa de oferecer histórias como um bálsamo a crianças hospitalizadas e suas famílias. Foi muito bom!



Galeria de Fotos


 

Para adquirir meus livros, envie uma mensagem por Contatos. Encaminharei por portador ou pelo Correio. As sinopses dos livros estão na página Encontros com a Autora, é só clicar ao lado.

Agenda

dezembro/2017

janeiro/2018