Espetáculos

26/1/2018

História de Todos Nós trata de nossa ancestralidade
A contadora de histórias e pesquisadora Vanessa Meriqui faz apresentações sozinha e com músicos, com repertórios específicos e diferentes formas de apresentação, seja como teatro narrativo, com música, com adereços, objetos ou não. Todos podem ser apresentados em qualquer lugar, para grupos de crianças, estudantes e adultos. Abaixo, os repertórios já apresentados por diversas vezes e totalmente preparados para contratação:

Macaquices - Com muito bom humor, esse repertório traz histórias do animal mais divertido e esperto da floresta. Reunindo muita música com contos populares e de acumulação, a contadora de histórias apresenta o macaco para a criançada de forma interativa e dinâmica. Espetáculo apresentado por duas temporadas no Centro Cultural São Paulo e em diversos outros locais. Duração: 45 minutos - Indicação: todas as idades.

Histórias de Todos Nós – Contos de diferentes partes do mundo, oriundas de países de nossos antepassados. O espetáculo incentiva o público a refletir sobre seus antepassados. Foi habilitado pela Secretaria de Cultura de São Paulo para apresentação em bibliotecas e para o Festival de Contadores de Histórias de São Paulo. Duração: 45 minutos – Indicação: todas as idades.

O que se esconde no buraco da parede - essa divertida história traz música e interação do público, quando o garoto Dudu descobre milhões de coisas em um buraco da parede de seu quatro. História baseada no Livro O Dragão e a Parede que Brilhava, de autoria de Vanessa Meriqui. Duração: 45 minutos - para todas as idades

Contos de generosidade - Dois cegos conseguem três ovos e, ao tentar chegar ao mercado para vendê-los, passam por diversas aventuras. Em outra cidade, um rapaz quer comprar um sonho e, com isso, descobre o mundo. Mais adiante uma história começa com um fio de palha...Essas narrativas têm em comum a generosidade e a solidariedade. Em tempos difíceis, quando é fundamental buscar a delicadeza da vida, três contos mostram o quanto é possível deixar esse espírito aflorar. 50 minutos - para todas as idades.

O segredo de Chuvisco - Era uma vez um pequeno guarda-chuva que, inexplicavelmente, tinha medo de chuva. Como assim??? Um guarda-chuva com medo de chuva?? Esse é o ponto de partida do repertório que traz como tônica fantasia, descobertas e o enfrentamento de dificuldades.A história tem como base o livro O Segredo de Chuvisco, de autoria da contadora Vanessa Meriqui.

Outros espetáculos

Cia. Hespérides - Vanessa Meriqui e Drika Nunes formaram esta Companhia para trazer mitos, contos e lendas de todo o mundo. A Cia. Hespérides traz repertórios como Aventuras de Hércules... que trabalheira (mitologia grega) África - o pisar deste chão (mitos e lendas agricanas) As águas que nos tocam (contos regionais brasileiros) Mulheres Arretadas e Amorosas (mitos e contos com temática feminina), entre outros. Todos são indicados para todas as idades e podem ser apresentados para todos os públicos.

Colcha de Retalhos – Um casal, ele agricultor e ela costureira, conversam enquanto ela costura uma colcha de retalhos. Ele conta histórias enquanto ela reflete sobre esses contos, com sua sabedoria popular. Teatro narrativo que reúne contos tradicionais do folclore brasileiro e poesia. Trabalho habilitado pelo PROART São Paulo e pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Trabalho em parceria com o contador de histórias e pesquisador João Luiz do Couto. Duração 50 minutos – indicação: acima de 10 anos

Qual é o nome dele - convidada pela Cia. Mapinguary, Vanessa Meriqui junta-se a Carlos Godoy e o músico Giuliano Del Sole, para contar a história de Humpeltilzkin, dos Irmãos Grimm. É um espetáculo com teatro de bonecos, que traz também muita música e brincadeiras. Para todas as idades - Duração: 50 minutos.

Pó de Sono e Poesia – A partir do livro “Mais prá lá que Quipracá”, de Flávia Muniz, esse texto traz uma história contada por três crianças, em um espetáculo que reúne prosa, poesCiaia, música, parlendas e adivinhas. Trabalho em parceria com Alexandra Pericão e Tamara Elis. Duração 50 minutos. Indicação: todas as idades.









Galeria de Fotos


 

Para adquirir meus livros, envie uma mensagem por Contatos. Encaminharei por portador ou pelo Correio. As sinopses dos livros estão na página Encontros com a Autora, é só clicar ao lado.

Agenda

março/2019

12/3/2019
10h - Qual é o nome dele? na Casa de Cultura São Rafael

Participar deste trabalho lindo, a convite da Cia. Mapinguary, do meu querido Carlos Godoy, é sempre uma enorme alegria. Este espetáculo de bonecos, na estrada há anos, é muito lindo e divertido. A Casa de Cultura São Rafael fica na Rua Quaresma Delgado, 354. Aparece lá. Será lindo.

15/3/2019
16h - Alcateia Narrativa no Teatro Leopoldo Froes

Aqui está um lindo repertório, sob a ótica feminina, montado à luz do livro Mulheres que correm como lobos. Serão quatro contos que foram preparados por quatro contadores de histórias, Drika Nunes, Ailton Guedes, Yohana Marilein e eu. Espetáculo lindo e delicado.

27/3/2019
Festival de Contadores de Histórias de Campo Mourão

Enquanto Conto, Encanto, lindo nome para este festival que reunirá contadores de muitas partes do país na pequena cidade paraense de Campo Mourão. Estarei lá contando histórias, dando oficina e mediando uma mesa redonda, junto com uma galera incrível, nos dias 27, 28 e 29.

abril/2019

8/4/2019
Festival de Lobo a Lobato

Campo Mourão comemora o Dia Nacional do Livro e o dia da Literatura Infantil no Brasil com o evento De Lobo a Lobato. Nada mais oportuno, já que essas datas são comemoradas em abril em função da data de nascimento de Monteiro Lobato. A convite da Fundacam, darei oficinas para professores na ocasião.

19/4/2019
Cia. Hespérides na Hora do Conto na BSP

15h - Delícia contar histórias na Biblioteca São Paulo, principalmente com minha parceira da Companhia Hespérides, Drika Nunes. No repertório de Monteiro Lobato!

26/4/2019
A Quase Morte de Zé Malandro em São Bento do Sapucaí

Zé Malandro é outro espetáculos de bonecos lindo, engraçado e original, montado pela Cia. Mapinguary e que eu tenho a honra de participar.

27/4/2019
A Quase Morte de Zé Malandro em São Bento do Sapucaí

Uma segunda apresentação desse espetáculo delicioso da Cia. Mapinguary na bucólica cidade de São Bento