Livros/Encontros com a autora

3/1/2013

Compartilhar a experiência de produzir livros
Sou autora de dez livros para crianças, além de fazer parte de uma antologia de contos. A experiência com a literatura infantil vem propiciando a interessante experiência de encontros da autora com crianças. A partir de uma explanação sobre como escrevi e como foi feita a produção de cada livro, é realizada uma mini-oficina, que tem como objetivo estimular as crianças a produzirem seu próprio livro. Para saber mais sobre esse trabalho, fale comigo pelo submenu Contato.

Sinopse dos livros

Galinda, uma mãe muito especial
Galinda, uma galinha com um coração enorme, perde a memória. Só consegue lembrar-se de que tem quatro filhos, que estão desaparecidos. Ao sair em busca de todos, acaba por encontrar outros filhos. O texto, repleto de encantamento, trabalha a questão da adoção de maneira muito lúdica e carinhosa.

Mágica na loja de tintas
As latas de tinta explodiram todas ao mesmo tempo, tampas voaram pelos ares e as cores libertaram-se daquele do sufoco de estarem presas dentro de latas e socadas em prateleiras, umas em cima das outras. A partir daí, diversos acontecimentos levam as cores a refletirem sobre seu papel nessa mágica aquarela que é o mundo.
Maria Eduarda, a menina que devorou o mundo
Maria Eduarda é um saco sem fundo, tudo cabe em seu estômago e ela não consegue parar de comer. Na verdade, o que falta em Maria Eduarda é a fantasia, coisa que ela encontrará comendo livros. Comendo livros? Sim, a menina devora o mundo, nesta mágica história de incentivo ao sonho e à fantasia por meio da leitura.

O dragão e a parede que brilhava
A parede do quarto do Dudu começa a brilhar misteriosamente. E, com o brilho, surge um buraco ainda mais misterioso. O menino vai tentar descobrir o que é aquilo e acaba vivendo aventuras que marcarão sua vida para sempre. Essa é uma história repleta de fantasia e um convite ao mundo do sonho da imaginação.

O Segredo de Chuvisco
Chuvisco era um pequeno guarda-chuva que, quando aberto, tornava-se tão lindo e amarelo quanto uma manhã de Sol. Mas ele tinha um terrível segredo. E foi preciso que Belinha aparecesse em suavida, para que Chuvisco pudesse ser feliz. A história de Chuvisco e Belinha fala de medos. E também de confiança, que surge como uma palavra mágica. Vale a pena conhecer esta aventura.

O sumiço das pipas
As pipas de quatro garotos desaparecem misteriosamente, ao mesmo tempo, no Brasil, na China, no Japão e na Grécia. O que pode ter provocado tal fato? Esta é a aventura que João, Hwei, Shiro e Teodoro vivem ao tentar descobrir onde foram parar suas pipas. De forma lúdica, histórica e também pedagógica, esta história traz o mundo mágico e universal da colorida brincadeira. Embarque nesta viagem!

Mel, Hortelã e Raio de Luar
“Por um momento, ele parou para pensar como deveria misturar mel, hortelã e raio de luar”. Guilherme tinha em mãos ingredientes para uma inusitada receita, descoberta em um sonho, que poderia salvar seu irmãozinho doente. Certo de que o remédio faria efeito, o menino acaba por envolver toda a sua família na busca desesperada por mais componentes daquela mistura mágica. Mel, hortelã e raio de luar é um delicioso caminhar pela imaginação de um garoto. É também uma singela história de amor familiar. Venha, pegue seu livro de receitas, coloque-se ao pé do fogão e divirta-se.

O Amor de Pepê
Com certeza, você já deve ter ouvido expressões como barriga da perna, boca do estômago, pé do ouvido ou peito do pé. Pois saiba que existem sim pernas bem barrigudas, peito do pé com coração apaixonado ou boca do estômago grande. O Amor de Pepê é uma história que mostra que isso é possível. E mais: prova também que toda forma de amar vale a pena. E que tudo pode ir muito além, é só usar o coração e a imaginação! Esta é uma história meio sem pé e nem cabeça, onde a fantasia faz do amor uma gostosa brincadeira.

Essa história eu conto assim
Aqui estão seis autores, todos contadores de histórias, com Vanessa Meriqui entre eles. Cada qual escolheu um conto de tradição oral que foram reunidos nesta obra indicada para apreciadores, professores, alunos e interessados na arte de contar histórias. Cada um dos autores traz não só a sua história como também a sua maneira de contá-la.










Galeria de Fotos


 

Para adquirir meus livros, envie uma mensagem por Contatos. Encaminharei por portador ou pelo Correio. As sinopses dos livros estão na página Encontros com a Autora, é só clicar ao lado.

Agenda

março/2019

12/3/2019
10h - Qual é o nome dele? na Casa de Cultura São Rafael

Participar deste trabalho lindo, a convite da Cia. Mapinguary, do meu querido Carlos Godoy, é sempre uma enorme alegria. Este espetáculo de bonecos, na estrada há anos, é muito lindo e divertido. A Casa de Cultura São Rafael fica na Rua Quaresma Delgado, 354. Aparece lá. Será lindo.

15/3/2019
16h - Alcateia Narrativa no Teatro Leopoldo Froes

Aqui está um lindo repertório, sob a ótica feminina, montado à luz do livro Mulheres que correm como lobos. Serão quatro contos que foram preparados por quatro contadores de histórias, Drika Nunes, Ailton Guedes, Yohana Marilein e eu. Espetáculo lindo e delicado.

27/3/2019
Festival de Contadores de Histórias de Campo Mourão

Enquanto Conto, Encanto, lindo nome para este festival que reunirá contadores de muitas partes do país na pequena cidade paraense de Campo Mourão. Estarei lá contando histórias, dando oficina e mediando uma mesa redonda, junto com uma galera incrível, nos dias 27, 28 e 29.

abril/2019

8/4/2019
Festival de Lobo a Lobato

Campo Mourão comemora o Dia Nacional do Livro e o dia da Literatura Infantil no Brasil com o evento De Lobo a Lobato. Nada mais oportuno, já que essas datas são comemoradas em abril em função da data de nascimento de Monteiro Lobato. A convite da Fundacam, darei oficinas para professores na ocasião.

19/4/2019
Cia. Hespérides na Hora do Conto na BSP

15h - Delícia contar histórias na Biblioteca São Paulo, principalmente com minha parceira da Companhia Hespérides, Drika Nunes. No repertório de Monteiro Lobato!

26/4/2019
A Quase Morte de Zé Malandro em São Bento do Sapucaí

Zé Malandro é outro espetáculos de bonecos lindo, engraçado e original, montado pela Cia. Mapinguary e que eu tenho a honra de participar.

27/4/2019
A Quase Morte de Zé Malandro em São Bento do Sapucaí

Uma segunda apresentação desse espetáculo delicioso da Cia. Mapinguary na bucólica cidade de São Bento